top of page

CUIDAR DE SI | 10 conselhos para cuidar de si mesmo


“A felicidade suprema da vida é saber que você é amado por si mesmo ou, mais exatamente, apesar de si mesmo.”

– Victor Hugo –

Assista o vídeo...

Como cuidar de si mesmo

1- Aprenda a expressar seus sentimentos

Quando você não expressa suas próprias emoções e sentimentos, gera uma imensa barreira interior consigo mesmo. Essa situação costuma desencadear bloqueios e medos, além de nos impedir de apreciar a nossa liberdade emocional.

Compartilhar o que você sente com pessoas ao seu redor irá aproximá-lo mais deles e fará com que a comunicação entre ambos ocorra de forma mais íntima, rica em confiança.

2- Evite comparar-se com os demais

Cada um de nós somos únicos e irrepetíveis. Assim, comparar-se com os demais de forma constante só pode levá-lo a se tornar aquilo que você não é. Quando não nos aceitamos como somos, com nossos pontos fortes e menos positivos, estamos bloqueando nossa essência. Aquilo que faz com que você se sinta vivo e que ame a si mesmo.

Compare-se de forma saudável com os demais, para aprender a adquirir experiências que ajudem, e conselhos que permitam superar a si mesmo mais facilmente.

3- Forme um pequeno grupo

Forme um grupo de pessoas para quem você possa pedir ajuda quando precisar de apoio emocional e conselhos que permitam clarear a mente. Em muitos momentos de nossa experiência vital é normal nos sentirmos bloqueados, sem ver saídas. Um bom amigo que ama e respeita sempre pode compartilhar com você a grande sabedoria da vida. E ajudar-lhe a ver a luz.

4- Conserve tempo para desfrutar

Todos nós precisamos nos premiar e mimar um pouco. Amar e cuidar de si mesmo, realizando as atividades que você mais gosta, farão com que você se sinta muito bem. Não caia na rotina de fazer sempre o mesmo. Preocupe-se em desfrutar de seu tempo e daqueles que você gosta.

5- Ria sempre que puder

Rodeie-se de pessoas que veem a vida de forma realista, mas também cheia de otimismo, imaginação e humor. Muitos estudos científicos argumentam que seu sorriso é um presente para si mesmo, a níveis físicos e emocionais. Ele influencia, também, as pessoas ao seu redor.

6- Relaxe

Quando você relaxa, está melhorando a mente e ajudando seu corpo a se manter em forma, com equilíbrio interno saudável. Você pode praticar atividades como yoga, tai-chi, meditação, escutar música, ler livros… Qualquer exercício que permita não pensar em excesso e sentir-se bem consigo mesmo.

7- Aprenda a dizer “não”

Uma tarefa difícil para muitos. Saber dizer “não” a expectativas, a pedidos ou a demandas não razoáveis, lhe permitirá respeitar muito mais a si mesmo e fazer com que os demais lhe respeitem. Assim, você evitará situações desagradáveis futuras a nível emocional.

8- Faça um trabalho do qual você goste

Descubra se seu trabalho é bom para você ou se você está à vontade onde você está. Concentre-se nas coisas de seu trabalho que você mais goste e dê menos atenção às que lhe desagradam. Um pensamento recomendável nessa parceria é lembrar-se de que todos os trabalhos têm aspectos desagradáveis.

Se você estiver disposto a mudar sua posição profissional para fazer o que sempre sonhou, envio toda a animação que você precisar. Lembre-se: se você sonha, é porque você tem todo o necessário para tornar realidade.

9 – Faça exercício

Inúmeros estudos confirmam que a prática de exercício é muito benéfica na prevenção, no desenvolvimento e na reabilitação da saúde, ao mesmo tempo em que ajuda o caráter, a disciplina e a tomada de decisão na vida diária. Ser mais ativo em seu dia a dia é uma boa maneira de começar.

10- Cuide da sua vida espiritual

Tente dedicar parte do seu dia a dia para pensar nas coisas que proporcionam paz, beleza e serenidade na vida. Continue e siga seu próprio caminho espiritual.

Não guarde nada em seu interior que tenha a ver com o amor: não tenha vergonha de manifestá-lo para as pessoas que você ama. Compartilhe seus pensamentos com aqueles que gozam de sua confiança e respire. Sinta o silêncio e aproveite a si mesmo.

bottom of page