top of page

4 REGRAS INFALÍVEIS PARA SER UMA PESSOA AUTODISCIPLINADA


Você se torna seu próprio tutor e se “obriga” a realizar certas tarefas ou fazer mudanças em sua rotina

“Impor a disciplina a si mesmo é uma das grandes vitórias do homem contra si mesmo”- Texto Judaico

Você sabe o que é a autodisciplina e uma pessoa autodisciplinada? Ela pode ser considerada um fator decisivo para modificar comportamentos improdutivos, além de contribuir para que você assuma um comportamento congruente com suas metas e expectativas. Com tal mudança de postura, você assume o compromisso com as realizações das tarefas e se encarrega de promover as mudanças estipuladas por você mesmo.

Praticar a autodisciplina é a maneira mais eficaz para você cumprir suas metas e atingir seus objetivos. Para conseguir praticá-la é necessário se autoconhecer, analisando seus limites e capacidades de modo que seja feita uma autoavaliaçãopara identificar quais os gatilhos que resultam na falta de comprometimento com seus próprios desafios. Uma pessoa disciplinada consegue administrar melhor o seu tempo, encontrando o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Confira alguns passos que podem te ajudar a ser uma pessoa mais disciplinada e melhorar a sua vida em diversos aspectos:

1) IDENTIFIQUE TAREFAS QUE AGREGAM VALOR À SUA ROTINA

Analise, antes de tudo, o seu dia a dia, quais são suas tarefas, as coisas que você precisa fazer, em quanto tempo consegue realizá-las e coloque os possíveis imprevistos. Idealize seu planejamento levando em consideração suas prioridades de curto e longo prazo.

2) ELIMINE AS DISTRAÇÕES

Fuja daquilo que prende a sua atenção e que, além de não acrescentar em nada, atrapalha a sua produtividade. Para não ficar sobrecarregado, crie intervalos com tempos curtos e determinados para limpar a mente e se distrair, mas o faça apenas quando sua mente estiver esgotada ou você tiver algum tipo de bloqueio para a execução de suas atividades.

Praticar a autodisciplina é a maneira mais eficaz para você cumprir suas metas e atingir seus objetivos

3) NÃO DESISTA NO MEIO DO CAMINHO

Desenvolver a autodisciplina não é uma tarefa fácil. Terão momentos em que você se sentirá cansado ou com vontade de deixar para amanhã, mas se fizer isso uma vez a procrastinação se tornará um hábito. Portanto, persista em suas metas e lembre-se que você tem o potencial para transformar seus sonhos em realizações.

4) MOTIVE-SE

Tenha claro que você perderá ao não ser disciplinado e coloque no papel todos os benefícios de contar com a disciplina como condutor de seus objetivos. Não use a autodisciplina como um castigo ou punição, mas sim como uma ferramenta que trará mais realizações à sua vida tanto pessoal quanto profissional.

Uma palavra que pode muito bem ser associada à autodisciplina é a perseverança, pois é um exercício diário. Assim sendo, pratique esses passos e perceba o quanto evoluiu nesse quesito.

Para finalizar, temos uma bela mensagem em vídeo de nosso saudoso piloto de F1 Ayrton Senna, o qual cita a importância da disciplina e como alcançar seus objetivos:

Gostou desse artigo? Curta e compartilhe com seus amigos!

Gostou desse artigo? Curta e compartilhe com seus amigos!

bottom of page