top of page

EXEMPLOS DE CRENÇAS LIMITANTES


Ao longo de nossa vida, desde nossos primeiros anos, somos influenciados positiva e negativamente pelas pessoas a nossa volta, como também pelas situações que experienciamos em nosso dia a dia. Deste modo, vamos formando nossos modelos mentais e percepções do mundo, entretanto, nem sempre correspondem à realidade. Assim nascem as crenças limitantes, que são pensamentos, interpretações que você toma como verdadeiros, mas que no fundo são falsas ou pelo menos não são verdades absolutas. Essas crenças impedem a sua vida de se tornar melhor. Ou seja, quanto mais somos submetidos a experiências ruins, mais acumulamos uma imagem mental negativa sobre nós mesmos e demais pessoas. Na infância, por exemplo, se um pai diz a seu filho que ele é fraco e incapaz, ou o compara com um irmão mais forte, muito provavelmente esta atitude sabotará sua autoestima e o deixará mais inseguro em suas ações. Este patrocínio negativo, especialmente ao longo da infância, é determinante para a formação da criança e da visão que ela tem de si mesma, uma vez que neste período, os pais são suas principais referências e suas palavras e ações têm um peso muito grande. A grande questão das crenças limitantes é que elas acabam sendo geradas de uma forma inconsciente. Ao longo da nossa caminhada, não questionamos o que acreditávamos ou o que nos era imposto e, por conta desse comportamento, não vimos o impacto negativo dessas situações. Existem crenças limitantes nos mais diversos setores de nossas vidas, independente da faixa de idade. Podemos ver esses obstáculos na área da saúde, nos relacionamentos, no âmbito pessoal e profissional. São questões que precisamos entender, trabalhar e combater para seguirmos em crescimento.

Outros exemplos de crenças limitantes Se você ainda não entendeu exatamente como se forma uma crença limitante, listamos abaixo mais alguns exemplos. São casos comuns que, infelizmente, vemos com certa frequência por aí: 1) Alguém que sempre ouviu dos pais que na vida só quem é rico consegue prosperar, trará essa visão de mundo gravada em sua personalidade. Sendo assim, mesmo que tente mudar de vida, essa crença limitante irá sabotá-lo, fazendo com que sempre fracasse e alimente ainda mais esse pensamento. 2) Um relacionamento amoroso que fracassa, no qual, a pessoa se sente mal e desconfortável por todo o tempo em que os dois estão juntos, pode causar um trauma que ela levará por toda a vida. Com isso, sempre haverá uma crença limitante sobre o amor e esse indivíduo nunca conseguirá ter um relacionamento feliz e duradouro. Ressignificar é preciso Um dos comandos cruciais para combater as crenças limitantes é o de ressignificar. Quando não conseguimos ressignificar as experiências ruins, as palavras negativas proferidas por pessoas que amamos e admiramos nos fazem criar bloqueios. E mais, alimentamos estereótipos e tratamos de forma pejorativa algumas pessoas e acabamos agindo de forma pessimista em determinadas situações. Isso se dá, em parte, pela exposição repetida a comportamentos negativos que nos fazem introjetar em nossa personalidade outros comportamentos nocivos e, muitas vezes estendê-los a outras pessoas. Além disso, existem outros passos que são importantes e dão o primeiro passo para eliminarmos essas crenças que tanto nos bloqueia: Tente identificar as suas crenças limitantes, especialmente aquelas que mais lhe atrapalham no momento; Ao dispor essas crenças em sua frente, faça o possível para entender qual a causa de cada uma delas. Relembre situações, busque na memória e tente encontrar a raiz do problema; Defina, a seguir, os objetivos que pretende com esse processo. Qual será o destino que você quer chegar ao eliminar essa crença limitante? Por que é fundamental que ela deixe de existir? Motive-se! Tente criar, a partir desse ponto, uma crença fortalecedora. Troque aquela frase ou situação negativa por uma que lhe dará forças para continuar lutando até atingir o objetivo que você determinou. Vá insistindo nessa ideia, naquilo que você passou a acreditar, até que essa crença fortalecedora se torne um hábito em sua vida!

Coaching na eliminação de crenças limitantes

Outra forma de procurar ajuda contra as crenças limitantes é apostar no Coaching. O Processo de Coaching trabalha muito com a ressignificação para a eliminação das crenças limitantes que impedem o coachee (cliente) de alcançar seu estado desejado. Deste modo, e buscando sempre encontrar algo positivo, mesmo numa situação adversa, o cliente é estimulado a eliminar suas crenças limitantes e focar em suas qualidades e possibilidades. Não é porque alguém disse que você é incapaz que isso é verdadeiro. Não é porque um relacionamento não deu certo uma vez, que toda vez será igual. Não é porque tudo ainda não está como queria em sua carreira e vida pessoal, que não vai conseguir. É muito importante ter esta consciência e buscar ser mais otimista em relação a si mesmo. Fazer esta nova programação mental é fundamental, pois quando passamos a ver o lado positivo e a trabalhar nossas habilidades, pontos de melhoria e a focar em nosso melhor, a crenças limitantes vão diminuindo a cada dia. Deste modo, com certeza, estamos mais próximos de alcançar resultados extraordinários em tudo o que fizermos. Ouse pensar diferente! Procure um coach agora mesmo para entender, na prática, como será feito o trabalho que ajudará você a superar todas as suas crenças limitantes. O mais importante, independente do momento em que você se encontra, é entender que existem obstáculos que estão travando o seu desenvolvimento e que podem ser superados através de um compromisso com você mesmo. É só querer! Se você gostou do nosso conteúdo de hoje, compartilhe em suas redes sociais. Se possui algum exemplo de crença limitante e de como a superou, não hesite em deixar um comentário no espaço abaixo para ajudar e inspirar outros leitores a vencer esse desafio tão importante. Lembre-se, também, que estamos à sua disposição para oferecer o melhor em coaching para a melhora de sua vida pessoal e profissional!

bottom of page