top of page

VISIONÁRIO? ESTRATEGISTA? COMANDANTE? EXECUTOR? ALPHA? QUE TIPO VOCÊ É?


Conheça os diferentes perfis de liderança através de alphas famosos, aprenda a aproveitar melhor os pontos fortes e a minimizar os riscos que envolvem seu estilo.

Com predisposição à notoriedade, admiração e brilhantismo, os alphas, muitas vezes, possuem em igual medida propensão à atos de fúria impulsividade e injustiça para com seus semelhantes.

Você sabe se é um alpha?

É um conceito ligado ao estudo do comportamento. Na biologia, é atribuído aos indivíduos de maior status dentro de um grupo de animais da mesma espécie e que exercem um certo tipo de dominância perante aos demais. No comportamento humano, está ligado a um conjunto de características que tornam certas pessoas líderes natas.

Através de uma ampla pesquisa comportamental, com 329 mil respostas de mais de 1600 participantes (http://www.worthethic.com/aa/ptbr/publications.html), a PhD Kate Ludeman e o Dr. Eddie Erlandson, determinaram quatro tipos de líderes alpha.

A ideia do trabalho, realizada no e direcionada ao ambiente corporativo, mas que pode muito bem ser utilizada de forma mais ampla, uma vez que as características analisadas não são expressas somente no trabalho, foi estimular o autoconhecimento de líderes, apresentando as qualidades e os riscos mais recorrentes em cada estilo, assim como algumas sugestões de alteração de padrão de comportamento, que podem gerar grandes efeitos e resultados positivos. “O trabalho de Kate e Eddie representou um avanço em termos de carreira e gestão.

Ele trouxe a possibilidade de exercer a liderança de uma forma equilibrada. Identificando o seu perfil, você pode determinar que tipo de pessoas deve ter em sua equipe para contrabalancear suas lacunas de qualidades e riscos. Além disso, você entenderá quais mudanças deve empreender em seu comportamento, como não desperdiçar qualidades que poucos têm, agindo com a mesma intensidade para o lado negativo”, conta Villela da Matta, e um alpha comandante visionário nato.

“Líderes alpha têm a assertividade e o senso de urgência na busca por resultados muito explícitos. Sem controle e autoconhecimento, o que têm como qualidade se torna risco, agressividade, imprudência e impulsividade. Você pode prejudicar, e muito, uma empresa com uma ação impetuosa. Tem também o lado da convivência no ambiente corporativo e não é à toa que conhecemos tantos líderes que, literalmente, tiram o sono dos seus liderados e não conseguem extrair deles o seu maior potencial”, diz Villela.

Pessoas que não possuem estas características também podem ser grandes líderes, mas têm uma abordagem diferente e são denominadas beta. Elas são mais diplomáticas, prudentes, menos suscetíveis aos riscos de ordem destrutiva e impulsiva ao buscarem resultados, porém apresentam a possibilidade de impactos negativos pela passividade, por não conseguirem conduzir equipes, seguir planejamentos e cronograma de projetos.

A seguir, apresentamos quatro personalidades públicas que exemplificam os quatro tipos de líderes alpha determinados pelo estudo dos britânicos Kate Ludeman e Eddie Erlandsson. É importante ressaltar que normalmente os alphas têm um tipo predominante e traços de outros tipos, porém para efeito de entendimento será descrito somente o tipo predominante, determinado de forma livre, a partir das informações e ações públicas de cada pessoa exemplificada. Não há nenhuma pretensão da SBCoaching denegrir, homenagear ou promover nenhum dos exemplificados.

Visionário – Steve Jobs

Steve Jobs – criador brilhante de difícil relacionamento interpessoal. Durante anos, o que se sabia sobre Jobs estava ligado aos seus feitos e criações disruptivas como a marca Apple, o iPod e o iPhone.

Com sua morte, biografias revelaram que o gênio foi um pesadelo para muita gente, exatamente na mesma intensidade do seu sucesso.

Qualidades: Os alphas visionários, como diz o nome da categoria, têm a visão de futuro como ponto forte, o que, por sua vez, lhes desperta muitas ideias. São criativos, inventivos, não se prendem aos padrões em que vivem. São pessoas que vislumbram oportunidades em sistemas e soluções diferentes. Observadores, perspicazes. Confiantes. Destemidos.

Essas qualidades não estão presentes somente em um gênio como Jobs. Elas aparecem em esferas e dimensões dos mais diversos tipos e portes. Visionários enxergam o todo e sonham com o impossível.

Riscos: Têm dificuldade de se relacionarem. Muitas vezes estão tão centrados no seu “mundo que está por vir”, que não se abrem aos que estão no seu presente. Ignoram ideias que não sejam as suas. Não respeitam regras, planejamentos e cronogramas. Podem ser agressivos, quando interrompidos ou não atendidos no que precisam para completar uma tarefa.

O que fazer: desafie quem está ao seu redor, teste suas ideias com quem pensa de modo diferente e considere suas opiniões ecríticas de forma construtiva, submeta-se a planejamentos, prazos e recursos.

Executor – Jeff Bezos

Jeff Bezos – obstinado pela qualidade de serviços oferecidos aos clientes, é reconhecido por suas expectativas irreais e impaciência. Jeff Bezos é incansável. Está sempre em movimento e trabalhando em inovações que tragam benefícios para seus consumidores.

Seu comprometimento em entregar a excelência a eles é quase uma compulsão. Das expectativas inalcançáveis – alvo de matérias incrédulas sobre seus novos projetos -, Bezos também chamou a atenção pelo hábito de mandar e-mail aos seus executivos com apenas um caractere: “?”. Sim, receber um e-mail desses significa bastante.

É algo como correr como o Forrest Gump e resolver o que estiver no encaminhamento de forma expressa e assertiva. E dar o feedback. Sempre dar o feedback.

Qualidades: Os alphas executores são pessoas de ação, ligadas à qualidade do que realizam, atentas aos detalhes que podem comprometer os resultados do que entregam. Têm muita atitude, estão prontos para propor alternativas, caso o “plano A” não funcione. Nunca deixam de dar feedback. São indivíduos comprometidos e tratam suas tarefas como missões a serem cumpridas.

Riscos: Deixam de inspirar e passam a aterrorizar seus subordinados e semelhantes, que, muitas vezes, não realizam suas tarefas por se sentirem incapazes. Traçam metas intangíveis. Geram instabilidade, desmotivação e desengajamento. A convocação com energia e euforia que contagiam dão lugar à impaciência, críticas e cobrança.

O que fazer: treine e oriente pessoas.Delegue atividades, transforme críticas em solicitações específicas de aprimoramento.Dê feedbacks positivos a quem comanda.

Comandante – Donald Trump

Donald Trump – exemplo de como a paixão pelo poder, por ditar regras, pode ser levada a um extremo perigoso. Não é aberto a diálogos e o caminho a ser seguido deve ser o que ele definir. Não importa o que achem ou deixem de achar.

Qualidades: Os alphas comandantes além da dominância, tem o poder do carisma.

Ninguém comanda sem essa qualidade. É preciso seduzir, persuadir para conduzir e comandar. O exemplo do presidente americano Donald Trump mostra que não está em mérito o conteúdo, mas a característica deste perfil de personalidade alpha. Os comandantes são decisivos, inspiram respeito e confiança, não deixam dúvidas de suas posições e fazem questão de demonstrar sua força.

Riscos: são pessoas intimidadoras por natureza. Não se preocupam em transmitir essa imagem e, muito menos, sufocar alguém “mais fraco”. São avessos a opiniões divergentes e baixa flexibilidade.

Passam a dominar tudo e todos e não abrem espaço para novas ideias e propostas.

O que fazer: faça perguntas, ouça opiniões, procure inserir a colaboração no seu dicionário e no seu cotidiano. Tenha mais zelo com as relações interpessoais, pense em atividades e projetos em grupo, encoraje seu subordinado ou seja, transmita um pouco da sua dominância para ele e não sobre ele.

Estrategista – Mark Zuckerberg

Mark Zuckerberg –consegue enxergar a “Matrix”, mais do que ter uma grande ideia inicial. Ele tem uma visão sistêmica de como essa ideia avança até hoje.Já passou por grandes turbulências, mas mantém um senso de perspectiva como poucos e uma certa individualidade criativa à frente de seu negócio.

Qualidades: Os alphas estrategistas têm como ponto marcante de sua personalidade a inteligência. São excelentes em pensamentos abstratos, em resolução de problemas e planejamento.

Observam e processam. A expressão “pensar aqui com meus botões” só pode ter sido cunhada por um alpha estrategista. Possuem um olho afiado para os padrões, afinidade com o pensamento analítico. São racionais, perspicazes e criativos, de forma linear e lógica.

Riscos: Tendem a desvalorizar as competências e os talentos dos outros e a supervalorizar suas próprias atribuições. Como são muito rápidos em identificar os pontos frágeis de uma ideia, por analisar tudo de forma sistêmica, tendem a desqualificar ideias alheias, que lhes parecem óbvias ou inúteis. Ouvem pouco. No escritório, muitas vezes, não se entrosam e até evitam o entrosamento com colegas.

O que fazer: seja receptivo às propostas que são levadas até você.Não seja autoconfiante demais e sempre se questione sobre isso ao agir. Interaja mais com as pessoas em todas as esferas, ouça mais.

Para quem se interessou pelo assunto, a pesquisa deu origem à avaliação “Alpha Assessment”, composta de 120 questões, que geram um relatório personalizado de cada indivíduo,em relação ao seu estilo de comando, com gráficos, análise do percentual de cada tipo predominante, forças e riscos. A avaliação é realizada pelo instituto criado pelos autores da pesquisa, a PhD Kate Ludeman e o Dr. Eddie Erlandson, e é paga. Mais informações em: http://www.worthethic.com/AA/index.asp.

GOSTOU? Compartilhe...

bottom of page